Dados do Trabalho
TÍTULO
DIVERTICULITE COMPLICADA COM FISTULA COLOVESICAL EM ADULTO JOVEM EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE DO MARANHAO.
INTRODUÇÃO
A DIVERTICULOSE É UMA ENTIDADE GERALMENTE ASSINTOMÁTICA, CARACTERIZADA POR HERNIAÇÕES NÃO COMPLICADAS DA MUCOSA E DA SUBMUCOSA ATRAVÉS DA CAMADA MUSCULAR DO CÓLON. QUANDO APRESENTA MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, É CHAMADA DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS. ESTA PODE ACOMETER TODO O CÓLON, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DO SIGMÓIDE. É MAIS PREVALENTE EM IDOSOS, ESTANDO PRESENTE EM MAIS DE 30% DA POPULAÇÃO COM MAIS DE 60 ANOS E 60% DOS IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS.
A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC) É O MELHOR EXAME DIAGNÓSTICO, COM VALOR PREDITIVO POSITIVO DE 88% NA INFLAMAÇÃO PERICÓLICA E DE 100% QUANDO HÁ ESPESSAMENTO DE PAREDE CÓLICA MAIOR QUE 10MM. TAMBÉM PERMITE CLASSIFICAR A DOENÇA DIVERTICULAR EM NÃO COMPLICADA E COMPLICADA, NORTEANDO JUNTO À CLASSIFICAÇÃO DE HINCHEY, O TRATAMENTO A SER INSTITUÍDO.NA DIVERTICULITE AGUDA COMPLICADA A CIRURGIA DE URGÊNCIA ESTÁ INDICADA NA PRESENÇA DE PERITONITE.
RELATO DE CASO
PACIENTE MASCULINO, 36 ANOS, ADMITIDO COM QUEIXA DE DOR ABDOMINAL DIFUSA, PARADA DE ELIMINAÇÃO DE FLATOS E FEZES, APRESENTANDO FEBRE. ANTECEDENTE PESSOAL DE DIVERTICULOSE HÁ 5 ANOS E OBESIDADE MÓRBIDA. AO EXAME,
AO EXAME, APRESENTAVA-SE HIPOCORADO, COM FEBRE DE 38.9°C, FÁCIES DE DOR, OBESIDADE GRAU III (IMC 41KG/M²). ABDOME DISTENDIDO, COM RUÍDOS HIDROÁEREOS PRESENTES, DOLOROSO À PALPAÇÃO SUPERFICIAL. TC MOSTRAVA DENSIFICAÇÃO/HETEROGENEIDADE NA TOPOGRAFIA DO CÓLON SIGMOIDE, DESTACANDO-SE ESPESSAMENTO E REALCE PARIETAL APÓS ADMINISTRAÇÃO DE CONTRASTE VENOSO, COM POSSIBILIDADE DE ETIOLOGIA INFLAMATÓRIA-INFECCIOSA.
SUBMETIDO A LAPAROTOMIA EXPLORADORA NA QUAL FOI IDENTIFICADA FÍSTULA COLO-VESICAL, REALIZADA RETOSSIGMOIDECTOMIA + LINFADENECTOMIA + COLOSTOMIA + CISTECTOMIA PARCIAL + IMPLANTE DE CATETER DUPLO J À ESQUERDA + CISTORRAFIA. TEVE EVOLUÇÃO DESFAVORÁVEL, COM DESABAMENTO DE COLOSTOMIA E DEISCENCIA PARCIAL DE CISTORRAFIA ANTERIOR SENDO REABORDADO APÓS 10 DIAS, COM REALIZAÇÃO DE COLECTOMIA PARCIAL ESQUERDA + COLOSTOMIA + CISTORRAFIA + CISTOSTOMIA. PACIENTE SEGUE INTERNADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, ESTÁVEL, EM PERITONEOSTOMIA.
DISCUSSÃO
A DOENÇA DIVERTICULAR É CONSIDERADA UMA DOENÇA DOS PAÍSES OCIDENTAIS. AS COMPLICAÇÕES DA DIVERTICULOSE SÃO DIVERTICULITE, FORMAÇÃO DE ABSCESSO, FÍSTULAS, HEMORRAGIA, PERFURAÇÃO E OBSTRUÇÃO. O CASO RELATADO, TRATA-SE DE UM ADULTO JOVEM, COM SINTOMAS DE DIVERTICULITE, EVIDENCIADO ATRAVÉS DE TC, COM DESENVOLVIMENTO DE FÍSTULA COLOVESICAL. VISA APRESENTAR À COMUNIDADE CIENTÍFICA UM CASO EM INDIVÍDUO EM FAIXA ETÁRIA NÃO USUAL, COM EVOLUÇÃO DESFAVORÁVEL E SUBMETIDA A MÚLTIPLAS ABORDAGENS CIRÚRGICAS.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
UNIVERSIDADE CEUMA - Maranhão - Brasil
Autores
PAULO RICARDO MARTINS ALMEIDA RICARDO MARTINS ALMEIDA, VICKTOR BRUNO PEREIRA PINTO BRUNO PEREIRA PINTO, PAULA DE CARVALHO BACELAR DE CARVALHO BACELAR, MARIA CLAUDIA PINHEIRO RUFINO RIBEIRO PINHEIRO RUFINO RIBEIRO, DANIEL OLIVEIRA COELHO OLIVEIRA COELHO, MONICA CRISTINA NASCIMENTO SILVA CRISTINA NASCIMENTO SILVA, LUMA SOLIDADE BARRETO SOLIDADE BARRETO, LETICIA CARVALHO DOS SANTOS CARVALHO DOS SANTOS