Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOMINOPLASTIA EM PACIENTES POS CIRURGIA BARIATRICA: ESTRUTURAÇAO DE UM PROTOCOLO PARA UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

OBJETIVO

A obesidade mórbida é um problema de saúde pública, sendo hoje considerada uma pandemia. Um dos tratamentos preconizados para determinados pacientes é a cirurgia bariátrica, com redução rápida dos valores pressóricos e glicêmicos e perda de peso considerável.O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema para a partir da revisão ser elaborado um protocolo de pesquisa sobre a importância e impacto na saúde dos pacientes submetidos a dermolipectomia pós bariátrica.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão sistemática com busca no Pubmed, Scielo e Bireme. No PubMed utilizou-se as palavras-chave [("Abdominoplasty"[Mesh] OR "excess skin" OR Dermolipectomy [Mesh]) AND " Bariatric Surgery"[Mesh] or “gastroplasty”]. No Scielo e Bireme utilizou-se [(Abdominoplasty OR excess skin OR Dermolipectomy) AND Bariatric Surgery OR gastroplasty ]. Foram pesquisados artigos que configuraram ensaios clínicos, estavam nos idiomas português, inglês, espanhol, e que tivessem sido publicados nos últimos 5 anos.

RESULTADOS

As buscas realizadas nas bases de dados encontram 62 artigos no Pubmed, 4 artigos na Scielo e 10 na Bireme. Após a aplicação dos critérios de inclusão, restringiu-se para 14 artigos. A análise estatística considerou uma significância de 0,05, com intervalo de confiança de 95%, a fim de comparar os efeitos positivos na imagem corporal dos pacientes que realizam pós bariátrica a dermolipectomia. Nos estudos foram avaliados qual cirurgia da obesidade foi feita (gastrectomia vertical, bypass gástrico ou outra), cicatrizes prévias, intervenção pré-operatória (suplementação nutricional, profilaxia antibiótica, trombo-profilaxia) em qual tempo foi realizada a dermolipectomia, escala de avaliação de satisfação do paciente e impacto na qualidade de vida do contorno corporal pós cirurgia bariátrica e também os desfechos, se houve complicações, necessidade de reabordagem e nova avaliação de satisfação pós dermolipectomia e os dados epidemiológicos incluindo idade, sexo, peso, índice de massa corpórea, comorbidades associadas. A partir das leituras e da importância estatisticamente comprovada do efeito positivo na qualidade de vida desses pacientes foi pensado o desenho do estudo que incluam pacientes que realizaram cirurgia bariátrica no HUOL e que foram submetidas a dermolipectomia abdominal.

CONCLUSÕES

É necessário ter para esses pacientes um fluxo de atendimento e isso é feito de forma mais adequada se houver sistematização com perfil dos pacientes. O nosso perfil será feito com base nos dados dos prontuários e associado a entrevistas semi-estruturadas já validadas nas bases de dados em saúde. A análise dos estudos previamente realizados nos auxiliou na criação do nosso modelo de estudo e protocolo de pesquisa, estabalecendo as nossas variáveis a serem analisadas. Com esses dados em mãos poderemos seguir na investigação para então identificar qual a melhor técnica cirúrgica a ser indicada e qual o melhor momento clínico para ser realizada.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

GABRIELA LIMA NÓBREGA, REBECCA GOMES FERRAZ, FERNANDO CESAR CAMARA DE OLIVEIRA, ANTONIO BRAZ DA SILVA NETO, GUILHERME BASTOS PALITOT BRITO, LUIZ FELIPE MEDEIROS ROCHA, CARLOS ANTONIO SOUZA FILHO, SENIVAL ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR