Dados do Trabalho
TÍTULO
INDICADORES DE QUALIDADE EM COLONOSCOPIA EM UM HOSPITAL DE ENSINO: AVALIAÇAO EM EXAMES PARA RASTREAMENTO E COM INDICAÇAO DIAGNOSTICA EM PACIENTES SINTOMATICOS
OBJETIVO
A colonoscopia é o exame essencial na identificação das afecções colorretais, assim como no rastreio e diagnóstico do câncer colorretal. Desta forma é imprescindível a realização deste exame com alta qualidade para obter elevada acurácia. A American Society for Gastrointestinal Endoscopy(AGES) estabelece indicadores para permitir que se considere ótimo a realização de colonoscopia por uma instituição ou profissional. Dentre esses estão a taxa de intubação cecal, identificação de pólipos adenomatosos em indivíduos assintomáticos, realização de biópsias de colón em indivíduos com diarreia crônica, realização de biópsias sistemáticas em pacientes com doença inflamatória intestinal, taxas de ressecção endoscópica de pólipos sésseis/pediculados de até 2cm. O presente estudo tem por objetivo avaliar indicadores de qualidade em colonoscopias realizadas em um hospital de Ensino.
MÉTODO
Foram revisados os laudos de 4013 colonoscopias realizadas para rastreamento em sujeitos assintomáticos (n=1537) ou com indicação diagnóstica em pacientes sintomáticos (n=2576). Os dados foram inicialme3nte de uma Base de dados alimentada prospectivamente no serviço de coloproctologia de um Hospital de Ensino e a seguir as informações foram complementadas pela revisão dos laudos anatomopatológicos. As variáveis coletadas foram: sexo, idade; indicação para realização do exame, tipo de preparo realizado; qualidade do preparo, taxa de intubação cecal, identificação de pólipos adenomatosos em indivíduos assintomáticos, realização de biópsias de colón em indivíduos com diarreia crônica, realização de biópsias sistemáticas em pacientes com doença inflamatória intestinal, taxa de ressecção endoscópica de pólipos sésseis/pediculados de até 2cm.
RESULTADOS
Dos 4113 exames realizados, 62,6% foram em mulheres, a média de idade foi 52,5±16,3 anos. A taxa de intubação cecal nos 4013 exames foi de 95,04%; sendo 98,1% no grupo rastreio e 93,6% no grupo diagnóstico. A taxa de identificação de pólipos na amostra total de 22,25%, sendo 15,5 % em mulheres e 33,5% em homens. A realização de biópsias em indivíduos com diarreia crônica ocorreu em 59,4% dos casos; 100% dos pacientes com doença inflamatória intestinal foram submetidos a biópsias seriadas; e em 95% dos indivíduos com pólipos <2cm, foi realizada ressecção endoscópica.
CONCLUSÕES
Com base nos resultados, é possível afirmar que a maioria dos indicadores de qualidade obtidos nesse hospital de ensino está de acordo recomendações da AGES. O que representa, não só uma referência para o rastreio e diagnóstico de afecções colorretais, principalmente o câncer, neoplasia com alta incidência e morbimortalidade em nossa população), mas um importante centro de ensino neste campo médico. Vale ressaltar que nesse estudo o tempo de retirada do colonoscópio não foi documentado.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Vitória Espíndola Leite Borges, Natascha Mourão Moreira, Vanessa Siqueira Reis, Sebastião Dutra Morais Júnior, Oswaldo Moraes Filho, Camila Oliveira Barbosa, Flavia Berford, João Batista Sousa