Dados do Trabalho


TÍTULO

URINOMA PÓS CIRÚRGICO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O Urinoma é formado através da deposição de urina em área retro peritoneal. É um evento incomum. Apresenta-se, muitas vezes, encapsulado o que permite a palpação de massa abdominal. Pode ser ocasionado por obstrução uretral, traumas renais ou perfurações no aparelho urinário. O diagnóstico clínico apresenta dor abdominal difusa, náusea, vômitos e distensão abdominal.

RELATO DE CASO

JPB,18 anos, masculino, submetido a laparotomia exploradora a cerca de 1 mês devido lesão por perfuração por arma de fogo - PAF- em região abdominal esquerda evolui com quadro de dor abdominal difusa. Exame físico apresentava abdome distendido com presença de tumoração palpável em região de hemiabdome esquerdo e mesogástrio, abdome doloroso a palpação difusa, timpânico a percussão. Toque retal sem a presença de sangue em dedo de luva. Exame complementar ultrassonográfico determinou a presença de volumoso abscesso intracavitário. Foi encaminhado a uma laparotomia exploradora aonde foi realizado uma incisão mediana na qual observou-se grande coleção retroperitonial e aderência entre alças do delgado. Realizou-se lavagem cavitária com SF 0,9%, posicionamento de dreno de penrose em retroperitônio com extremidade externa em flanco esquerdo, e revisão de intestino delgado e grosso a partir de alça fixando o ângulo de Treitz, não sendo observado lesões.

DISCUSSÃO

O urinoma pode apresentar diversas etiologias, podendo ser causado por traumas renais, ureterolitíase, neoplasias do trato geniturinário, hiperplasia prostática benigna, fibrose retroperitonial, ligadura iatrogênica do ureter, gravidez. O rompimento do fórnix renal espontâneo é ocasionado pelo aumento da pressão dentro do sistema urinário. Entretanto apresenta rara manifestação. A gravidade da manifestação está relacionada com a causa principal associada, bem como o volume da coleção presente. Para diagnóstico é importante a utilização do ultrassom e da tomografia computadorizada com contraste, visto que possibilita a presença de hidronefrose e abscesso perirenal. O tratamento é cirúrgico no qual necessita-se efetuar a resolução do quadro patológico inicial bem como a inserção de dreno para retirada da coleção retroperitonial. É muito importante que se tenha agilidade no diagnóstico e na identificação da causa principal ocasionante. A laparotomia exploradora é indicada para abordagem cirúrgica. É importante que se faça um exame físico detalhado visto que a abordagem fica mais direcionada. Os exames de imagem podem apresentar grande importância no diagnóstico.

Área

UROLOGIA

Instituições

Uniceplac - Distrito Federal - Brasil

Autores

Silas Fernandes Cunha Junior , Carolline Damas de Andrade Oliveira Damas de Andrade Oliveira , Gabriella Fernandes Trindade, Angélica Souza Duarte , Ellen Cristine Pacheco Ramos , João Paulo Santos Tenório, Vitor Vinicius Queiroz Sousa, Karolline Evangelista Souza