Dados do Trabalho
TÍTULO
O NASCIMENTO DA CIRURGIA VASCULAR: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA
OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é fazer uma revisão da literatura sobre a história da cirurgia vascular e rever os principais nomes que ajudaram a moldar essa especialidade cirúrgica.
MÉTODO
Realizou-se uma busca nas bases de dados bibliográficos Scielo, PUBmed, Lilacs e Google Scholar utilizando-se os seguintes descritores (em inglês, português e francês): “cirurgia vascular” e “história”. Os trabalhos publicados nos últimos 5 anos foram analisados. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, dos 213 artigos encontrados nas bases de dados, apenas 20 foram selecionados, segundo os critérios de inclusão e exclusão.
RESULTADOS
A história da cirurgia vascular no ocidente e no oriente foram complementares, as técnicas desenvolvidas no oriente e EUA baseiam-se nos Franceses, pioneiros na anastomose vascular. Em 1800, as ligaduras eram as únicas operações vasculares realizadas. Em 1877 foi feita a primeira anastomose documentada na Rússia. Murphy, em Ilinois, EUA, foi o primeiro a efetuar um reparo arterial bem sucedido em 1986. O francês Alexis Carrel fez vários estudos em anastomose vascular e desenvolveu técnicas que até hoje salvam milhares de vidas. Durante a Segunda Guerra Mundial a cirurgia vascular teve grande avanço, graças aos feitos de Carrel. Contribuíram para esse desenvolvimento a descoberta da heparina, da penicilina, dos arteriogramas e o surgimento das transfusões sanguíneas. A tese do trabalho de Jassinowsky e os feitos de Carrel permitiram a criação de técnicas de transplante. Egas Moniz foi o responsável pela a introdução da arteriografia cerebral e João Cid dos Santos descobriu a endarterectomia em 1936. Estes foram pilares que permitiram o desenvolvimento da cirurgia arterial reconstrutiva. O cirurgião Édouard Kieffer teve importante papel na reconstrução da artéria vertebral na década de 90. Em 1997, foi estabelecido o Conselho Americano Vascular para melhorar o atendimento de pacientes com doenças vasculares. Atualmente, a cirurgia vascular é uma especialidade altamente reconhecida. Os avanços em áreas como navegação tridimensional, robótica, stents biorreabsorvíveis e farmacológicos contribuem para o futuro da cirurgia vascular.
CONCLUSÕES
O nascimento da cirurgia vascular teve importantes colaborações, com técnicas criadas por nomes como Alexis Carrel, Yurii Voronoy, Arthur Hendley e Egas Moniz. O futuro da especialidade é promissor e as predições são de que, em 2026, de 75% a 95% dos tratamentos serão endovasculares.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
UniCEUB - Distrito Federal - Brasil
Autores
Beatriz Toledo Mendes, Bruna de Paula Gonçalves Sousa Lyra, Mirella Bastos Sales, Maria Clara Potiguara Azevedo Teixeira, Jordano Pereira Araújo