Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA DIAFRAGMATICA CONGENITA DIAGNOSTICADA EM ADULTO: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A hérnia diafragmática congênita (HDC) consiste na descontinuação do diafragma, resultante da formação inadequada deste na embriogênese. O defeito permite que o conteúdo abdominal migre em direção ao tórax, criando um efeito de massa comprometedor ao pulmão e outras estruturas torácicas. Usualmente encontrada no lado esquerdo (80% dos casos), trata-se de uma doença da infância e, portanto, seu diagnóstico em adultos é um evento raro. De etiologia pouco conhecida, a HDC tem apresentação clínica que varia de casos assintomáticos (mais raramente), a casos associados a sintomas respiratórios, gastrointestinais e, nos casos mais graves, instabilidade hemodinâmica. As manifestações da hérnia diafragmática diagnosticada em adultos estão mais relacionadas com sintomas abdominais como dor, enquanto que nos recém-nascidos são percebidos mais comumente sintomas respiratórios. O diagnóstico é frequentemente suspeitado em recém-nascidos com desconforto respiratório grave e um abdome côncavo. Tratando-se dos casos assintomáticos, normalmente seu diagnóstico é dado a partir da realização de exames radiológicos eventuais.
RELATO DE CASO
O presente relato de caso evidencia um paciente masculino de 60 anos, assintomático. Em consulta de rotina, após avaliação de radiografia de tórax, o mesmo foi diagnosticado com hérnia diafragmática e confirmado após realização de TC de abdome. A não associação de trauma prévio na história do paciente levou a equipe médica a concluir o quadro como de origem congênita, diagnóstico raro na fase adulta. Dessa maneira, a combinação dos dados radiológicos com a clínica negativa do paciente levou ao diagnóstico de hérnia diafragmática assintomática, sendo desaconselhado a realização de intervenção cirúrgica uma vez que o paciente encontra-se sem sintomas. O caso foi avaliado pela equipe da Cirurgia Geral que liberou o paciente para casa após observação, sendo orientado para retorno em caso de aparecimento de sintomas.
DISCUSSÃO
A hérnia diafragmática congênita é ocasionada a partir de qualquer falha embriológica que acarrete no fechamento incompleto do músculo diafragma, sendo esta condição caracterizada por uma protusão de estruturas abdominais para o interior da cavidade torácica. A hérnia diafragmática congênita é um diagnóstico raro de ser dado em indivíduos durante a fase adulta, sendo sua incidência de apenas um caso a cada 133 mil pessoas. O diagnóstico, quando sucedido na idade adulta, foge do expectável, tendo em vista o caráter predominantemente pediátrico da enfermidade. Quando descoberto na idade adulta, espera-se que a malformação esteja associada a uma sintomatologia, fator não presente no caso em evidência. Quanto ao padrão clínico da HDC usualmente encontrado na literatura, o mesmo não se fez presente no caso supracitado. O objetivo do presente relato é trazer os aspectos fundamentais pautados na literatura sobre o conhecimento da hérnia diafragmática congênita.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
Universidade Salvador - UNIFACS - Bahia - Brasil
Autores
Hélio Tourinho Diniz Gonçalves Neto, Isadora Ferreira De Oliveira, Rafael Silva Cajazeira, Márcio Rivison Silva Cruz