Dados do Trabalho


Título

CASO CLINICO: EXTRUSAO COMPLETA ESPONTANEA DA VALVULA DE GLAUCOMA DE AHMED

Introdução

A válvula de glaucoma de Ahmed pode ser relacionada com alguns riscos, como a exposição do tubo, que oferece fácil acesso aos microrganismos. O presente relato visa ressaltar a importância do acompanhamento a longo prazo dos pacientes submetidos a cirurgias prévias e do diagnóstico de complicações.

Métodos

Estudo retrospectivo de revisão de prontuário para relato de caso clínico, atendimento em 2019. Paciente feminina, 63 anos, encaminhada para o Hospital de Olhos de Blumenau. Como histórico apresentava luxação congênita do cristalino em ambos os olhos, descolamento de retina em olho esquerdo (OE) em 1985 com perda total da visão desse olho; e implante de válvula de Ahmed em olho direito (OD) em 2014. No momento, apresentava acuidade visual (AV) de “movimento de mãos” em OD e “sem percepção luminosa” em OE. Ao exame de biomicroscopia em OD erosão total do prato da válvula de Ahmed, localizado em região temporal superior da conjuntiva, com prato móvel e não fixado à esclera. Além disso, edema corneano e corectopia em direção ao óstio do tubo, implantado na câmara anterior. Paciente afácica. Em OE apresentava leucoma corneano total. À fundoscopia escavação subtotal do nervo óptico em OD. A ultrassonografia do OD demonstrou retina colada e suspeita de descolamento de coroide. A pressão intraocular em tonometria de Goldmann era 02mmHg em OD e 12 mmHg em OE.

Resultados

Após prescrição de antibioticoterapia profilática a paciente foi encaminhada com urgência para retirada da válvula. Compareceu para a cirurgia 13 dias depois, com prato e tubo já completamente extruídos. Dispositivo livre localizado em fórnice superior. Foi realizada a reconstrução da câmara anterior e sutura escleral. No pós-operatório imediato apresentou AV em OD “percepção luminosa”, sem sinais infecciosos. Posteriormente o controle pressórico foi obtido com uso de medicações tópicas.

Conclusões

Estudos indicam que a taxa de incidência de exposição do tubo em 2 anos é de 2 a 7% e por mês é de 0,09%. São fatores de risco para exposição: jovens, diabetes, olho seco, cirurgias oculares prévias, fricção mecânica sobre o enxerto, má posição do tubo e a localização inferior do tubo. A exposição necessita de reparo urgente sob o risco de endoftalmite. A paciente supracitada apresentou extrusão completa espontânea da válvula. O presente caso ressalta a importância do acompanhamento a longo prazo de pacientes submetidos previamente a cirurgias oculares para diagnóstico precoce de complicações tardias pós-operatórias.

Palavras Chave

Glaucoma; Complicações Pós-Operatórias; Pressão Intraocular; Reoperação

Arquivos

Área

Glaucoma

Instituições

Hospital de Olhos de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

BEATRIZ BANDEIRA DE ANDRADE, BRUNO ROSSO BIANCHI, VINÍCIUS RAUBER JONER, ELISE TANIGUCHI MÜLLER