Dados do Trabalho


Título

DISFUNÇAO DAS GLANDULAS DE MEIBOMIO E IMUNODEFICIENCIA COMUM VARIAVEL: UM NOVO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL.

Introdução

A IDCV é a imunodeficiência primária humana mais prevalente em adultos.Podem se manifestarna infância ou na vida adulta. A maioria dos casos é esporádica e está relacionada à deficiência na produção de imunoglobulinas (IGs). São caracterizadas por infecções recorrentes e o tratamento consiste em antibióticos profiláticos e/ou reposição de IGs. A terapia de reposição aumenta expectativa de vida e reduz a frequência/gravidade das infecções. Os efeitos colaterais aos órgão afetados ainda são desconhecidos. A IDCV foi associada a alterações oftalmológicas (e.g. granuloma de coróide, drusas de papila e uveíte crônica ), no entanto alterações oftalmológicas decorrentes da imunoterapia não foram relatadas.

Métodos

Relatar um caso de inflamação crônica da superfície ocular secundária a quadro de doença de olho seco por disfunção mista, associado a IDCV.

Resultados

E.A.B.M, sexo masculino, 63 anos, portador de ICDV. Encontra-se em tratamento com IG venosa mensal há 25 anos por quadro de pneumonia de repetição. Refere crises mensais de hiperemia conjuntival e ardência desde o início do tratamento. Fez uso de colírios lubrificantes, antialérgicos e anti-inflamatórios sem melhora. Na primeira avaliação, apresentava acuidade visual em ambos os olhos (AO) de 20/25, pressão intra-ocular 13/14 mmHg. A biomicroscopia AO evidenciava hiperemia conjuntival 3/4+, injeção ciliar e ceratite puntata esparsa. Ao teste da lissamina verde e fluoresceína havia inflamação moderada da conjuntiva e concentração de infiltrados ceráticos superficiais no terço inferior AO. A meibografia revelou um drop-out de 50% das glândulas de meibômio em AO, o exame não invasivo de rotura da lágrima apresentou primeira quebra antes de 4 segundos AO. O teste de schirmer foi abaixo de 10 mm em AO (8/7 mm) e o questionário de índice de doença do olho seco somou 31 pontos (quadro grave). Esses exames indicaram uma doença do olho seco secundária a disfunção mista, para o qual foi iniciado o tratamento com uso de ciclosporina 0.05% 4x/dia. Paciente retornou em 4 semanas relatando melhora do quadro e da acuidade visual (20/20 AO), com melhora das queixas. Foi sugerida investigação genética para o distúrbio imune.

Conclusões

A IDCV apresenta diversas manifestações inflamatórias.Relatamos o primeiro caso em que demonstra a disfunção da glândula de meibômio associada a IDCV. A melhora do quadro com uso de ciclosporina sugere a imunoterapia como etiologia de base. Mais estudos devem ser realizados a fim de confirmar essa hipótese.

Palavras Chave

imunodeficiência comum variável ; olho seco, distrofia da glândula de meibômio

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

h.olhos de são gonçalo - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

JADE FERNANDES MELO, CAROLINA RIBEIRO NETTO, JULIANA OLIVEIRA SILVEIRA, FRANCISCO BANDEIRA SILVA