Dados do Trabalho


Título

USO DA MITOMICINA NO TRATAMENTO DE NEOPLASIA ESCAMOSA DA SUPERFICIE OCULAR EM PACIENTE JOVEM - RELATO DE CASO

Introdução

A neoplasia escamosa da superfície ocular é um termo que engloba um espectro de malignidades epiteliais escamosas, variando de displasia a carcinoma invasivo. Os fatores de risco incluem exposição solar e a produtos petrolíferos, tabagismo, imunodeficiência, idade e sexo masculino.
Atualmente, existem muitas opções de tratamento, embora a biópsia excisional continue sendo o padrão ouro para o diagnóstico e tratamento de lesões, pode-se ocasionar deficiência de células limbais, risco de reicidivas e proliferação de células cancerígenas. Assim, buscando tratar toda a superfície ocular, agentes quimioterapêuticos como a mitomicina-C, 5-fluorouracil e interferon-alfa-2b tem sido amplamente utilizados.
O objetivo deste relato de caso é apresentar os resultados obtidos com uso de MMC no tratamento de Neoplasia Escamosa da superfície ocular com evolução favorável.

Métodos

Descrição de caso de paciente atendido com queixa de irritação e prurido em OE há 03 meses, sendo diagnosticado com Carcinoma de Células Escamosas.

Resultados

. S. O, homem, 34a, natural de Manaus, procurou o serviço de Urgência queixando-se de prurido e irritação em OE por “carne crescida inflamada”. Relatou aparecimento da lesão há 03 meses e crescimento importante da mesma com piora dos sintomas há 01 mês, negava outros sintomas visuais ou sistêmicos e comorbidades. Ao exame, AV s/c de 20/20 em AO, PIO de 14 mmHg em AO, à biomicroscopia foi observado lesão vegetante, leucoplásica e de aspecto gelatinoso, vascularizada, com bordas mal delimitadas e invadindo a córnea em OE. Realizado sorologias para HIV, hepatites e sífilis com resultados negativos, os exames anti- HPV 16 e 18 não haviam sido realizados. Optou-se por terapia com quimiorredução neoadjuvante com uso tópico de MMC a 0,02% de 6/6 horas durante 1 semana, intercalada por 1 semana sem uso, e repetição do esquema na semana subseqüente, em um total de 2 ciclos, visando aumentar a probabilidade de excisão cirúrgica subsequente com margens claras. Atualmente, segue programação expectante com acompanhamento mensal.

Conclusões

O carcinoma de células escamosas possui etiologia multifatorial,sendo lesões que com baixo grau de malignidade. As manifestações clínicas mais comuns são hiperemia, lacrimejamento e sensação de CE. O padrão ouro para diagnóstico consiste no estudo histológico da biópsia de espessura total e possui como tratamento de escolha a excisão cirúrgica através da técnica no touch, podendo-se associar o uso de terapia tópica com quimioterápicos

Palavras Chave

Carcinoma / CEC / Conjuntiva / Mitomicina

Arquivos

Área

Patologia Clínica

Instituições

INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA DE MANAUS - Amazonas - Brasil

Autores

GABRIELA MOUSSE CARVALHO, DHIELLY SANTOS VITERBINO, ALEXIA TEIXEIRA CALDAS, SABRINA AVI COHEN, JACOB MOISES COHEN, FILIPE SAMPAIO CARVALHO