Dados do Trabalho


Título

USO DE COLIRIO A BASE DE HIALURONATO DE SODIO NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE OLHO SECO

Introdução

A Doença do olho seco (DOS) é uma doença da superfície ocular e do filme lacrimal, de etiologia multifatorial, com sintomas que impactam a qualidade de vida do paciente. Pode ser dividida em dois grandes grupos: deficiência aquosa (DOS- DA) e olho seco evaporativo (DOS-E). Os sintomas de DOS variam entre os pacientes, chegando em casos severos a afetar a qualidade de vida do paciente. Diversos estudos demonstraram a capacidade do hialuronato de sódio (HS) se ligar às células da superfície ocular e suas potenciais propriedades cicatrizantes. O HS é utilizado em uma variedade de suplementos lacrimais para aumentar a viscosidade e fornecer lubrificação aprimorada. Determinar a eficácia da colírio hialuronato de sódio em maior concentração, de 0,4% (Adaptis Fresh®) no tratamento da DOS- DA ou DOS- E, em comparação a outros colírios contendo hialuronato sódico em outras concentrações.

Métodos

Este estudo foi realizado no Hospital de Olhos–CRO, Guarulhos, SP, Brasil. 48 pacientes portadores de DOS (24 de DOS-DA e 24 de DOS-E) em uso prévio de colírios contendo hialuronato de sódio em concentrações menores do que 0,4%. Foi um estudo prospectivo prospectivo de segurança e eficácia clínica para determinar a eficácia. . Foi feita a troca do tratamento, com wash-out com colírio à base de carmelose sódica durante 2 semanas. Em seguda uso de Adatpis Fresh® (hialuronato de sódio 0,4%) cada 12 horas em ambos olhos durante 30 dias. Os exames oftalmológicos realizados do tratamento foram: questionário OSDI eDEQ-5, Acuidade visual, osmolaridade do filme lacrimal, NBUT, meibografia, graduação de MGD, FBUT, e coloração de fluoresceína e lissamina verde.

Resultados

O colírio AHS melhorou significativamente os sintomas de DOS, porém sem alteração de sinais. Houve diminuição significativa do escore de OSDI e DEQ-5 em T1 em comparação a T0 (teste t pareado, P < 0,01.No NBUT e osmolaride do filme lacrimal, houve diferença estatisticamente significativa entre os valores encontrados em T1 em comparação com T0 (teste t pareado, P< 0.05), conforme demonstrado na Figura 1.

Conclusões

O estudo demonstra benefícios de um colírio à base de hialuronato de sódio em maior concentração , nos pacientes triados do ambulatório de DOS no período de seguimento de 30 dias. Adaptis Fresh® foi bem tolerado e eficaz durante este estudo clínico, em consideração aos sintomas reduzindo escore do OSDI e DEQ-5 e sinais clinicos como NBUT e osmolaridade de filme lacrimal.

Palavras Chave

hialuronato de sódio, olho seco evaporativo e por deficiência aquosa

Arquivos

Área

Patologia Clínica

Instituições

Hospital de Olhos -CRO - São Paulo - Brasil

Autores

ROSSEN MIHAYLOV HAZARBASSANOV, GIAN LUCCA ANGELINI DOS SANTOS, RAQUEL FERNANDES BURATTO, JOSÉ ALVARO PEREIRA GOMES