Dados do Trabalho
Título
USO DE COLIRIO DE INSULINA TOPICA EM PACIENTE COM ULCERA NEUROTROFICA
Introdução
A ceratopatia neurotrófica é uma doença corneana causada pelo comprometimento da inervação do quinto par craniano, diminuição ou perda completa da sensibilidade corneana, causando lesão epitelial, comprometimento da cicatrização e evolução da úlcera de córnea. Os tratamentos descritos são lubrificantes e antibióticos tópicos, curativo oclusivo, oclusão ponto lacrimal, lente de contato gelatinosa, tarsorrafia, soro autólogo e membrana amniótica, com possível melhora da função visual e melhora do desconforto ocular. Objetivo do relato de caso é evidenciar a recuperação da córnea após uso de Insulina tópica na ceratopatia neurotrófica.
Métodos
Descrição de caso de uma paciente com úlcera de córnea neurotrófica no olho direito (OD) após cirurgia de facoemulsificação com reativação de Herpes virus simplex. Realizado o tratamento de úlcera neurotrófica com colírio de insulina tópica como forma de terapia.
Resultados
No caso descrito a paciente foi reativada o Herpes vírus simples, evoluindo com um quadro de úlcera neurotrófica. Através deste relato de caso podemos ver que apesar do efeito benéfico da insulina NPH tópica para tratar a úlcera neurotrófica, a mesma é de difícil manejo.
Conclusões
O uso de insulina NPH de forma tópica em tratamentos refratários de ulcera neurotrófica, serve de maneira adjuvante para tratar esta patologia combinando com outras modalidades de tratamento não intervencionistas. Teve recuperação da integridade da superficial da córnea e restauração da acuidade visual
Palavras Chave
ulcera neurotrófica, colirio de insulina, Herpes virus simples
Arquivos
Área
Miscelânea
Instituições
Hospital de Olhos CRO - São Paulo - Brasil
Autores
DANTE VALDIVIA CHIRINOS, EVELYN CANDIDO SILVA, MARCELO MASTROMONICO LUI, ROSSEN MIHAYLOV HAZARBASSANOV