Dados do Trabalho


Título

INCIDENCIA DE COMPLICAÇŌES PRECOCES EM PACIENTE DIABETICOS E NAO DIABETICOS APOS CORREÇAO DE CATARATA POR FACOEMULSIFICAÇAO NO HOSPITAL MONUMENTO

Introdução

Pacientes diabéticos têm 60% mais chance de desenvolver catarata do que os não diabéticos. A prevalência da catarata em diabéticos tipo 1 é de 27% e tipo 2 de 86%. A técnica cirúrgica mais utilizada no tratamento da catarata é a facoemulsificação (FACO), considerada a mais segura. As taxas de complicações durante a FACO realizadas por residentes variam de 2,0 a 14,7%. O Objetivo desse trabalho é comparar a incidência de complicações precoces em pacientes diabéticos e não diabéticos submetidos a FACO sem intercorrências intra-operatórias no Hospital Monumento.

Métodos

Foi realizado um estudo retrospectivo avaliando os prontuários dos pacientes submetidos a cirurgia de catarata no Hospital Monumento, no período de junho de 2018 até a junho de 2019. As cirurgias foram realizadas por residentes do terceiro ano, fellows e médicos assistentes. Todos os pacientes foram avaliados e preparados para o procedimento segundo as diretrizes do setor de catarata do Hospital Monumento. Foi utilizada a técnica de FACO, seguida pelo implante de LIO. Foram estudadas as seguintes variáveis: idade do paciente, sexo, diagnóstico prévio de diabetes, valores de dextro em jejum. Os pacientes foram acompanhados no primeiro, sétimo e trigésimo dia de pós-operatório. Foram incluídas como precoces, todas que ocorreram neste período.

Resultados

Foram analisados 513 prontuários de pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico. Os dados levantados evidenciaram que não houve diferença significativa entre os sexos, com média de idade 68,1 no sexo masculino e 70,2 no sexo feminino. Em relação a DM, 44% dos pacientes eram diabéticos previamente, enquanto 56% não apresentavam a doença. As complicações pós-operatórias foram, em ordem descrescente: opacidade de cápsula posterior, membrana pupilar, ceratopatia bolhosa, LIO descentrada, aumento da escavação e uveíte pós cirurgia. Os pacientes diabéticos apresentaram mais complicações precoces quando comparado ao pacientes não diabéticos. Em ambos os grupos, a complicação mais frequente foi opacidade de cápsula posterior.

Conclusões

Baseado nos resultados encontrados neste estudo conclui-se que os pacientes diabéticos apresentaram incidência de complicações cirúrgicas precoces maior, quando comparados aos pacientes não diabéticos submetidos a cirurgia de catarata no Hospital do Monumento.

Palavras Chave

Diabetes 1. Pós-operatório 2. Facoemulsificação 3. Opacidade de cápsula posterior 4.

Arquivos

Área

Retina

Instituições

Hospital Monumento - São Paulo - Brasil

Autores

NAIANE CARVALHO MODESTO DE ABREU