Dados do Trabalho


Título

BAIXA ACUIDADE VISUAL SECUNDÁRIA À FÓVEA PLANA: UM RELATO DE CASO

Introdução

O termo fóvea plana (FP) é definido pelo aplanamento da depressão foveal associada a  uma continuidade de todas as camadas neuroretinianas nesta área. Tipicamente esta condição se apresenta de forma bilateral, associada a uma baixa da acuidade visual que pode variar de 20/20 a 20/400. Pode ser associada a algumas condições como aniridia e albinismo, sendo raro o achado isolado de hipoplasia foveal.

Métodos

Relato de caso através de análise de prontuário

Resultados

Paciente, sexo feminino, 24 anos, queixa de embaçamento visual progressivo em olho esquerdo há 2 anos. Em investigação para lúpus e em uso de duloxetina para modulação de dor lombar crônica. Relata esotropia desde a infância, durante a qual fez uso de oclusão, e LASIK em ambos os olhos (AO) há 8 anos. Apresenta a melhor acuidade visual corrigida 20/25 em AO. Ao exame, apresenta diplopia ao teste do filtro vermelho com reflexos pupilares e teste de Ishihara normais. Biomicroscopia encontrava-se sem alterações e fundoscopia apresentava fóvea plana em AO. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) demonstrou ausência da depressão foveal e continuidade das camadas internas da retina em AO (figuras 1 e 2). Orientada sobre seu diagnóstico clínico, foi prescrito corrreção visual e recomendado acompanhamento anual de rotina.

Conclusões

A etiologia da fóvea plana (FP) ainda não está totalmente esclarecida, mas pode ser relacionada a alguns fatores genéticos e não genéticos, como a prematuridade. O caso relatado descreve uma paciente com baixa acuidade visual, sem outras alterações oftamológicas, em virtude da presença de fóvea plana. Este achado de forma isolada torna-o singular, pois a maioria ocorre de forma associada a outras patologias oculares. Essa condição pode ser classificada através de graus, sendo a do paciente a ausência de depressão foveal, correspondente ao grau 2. Com o advento de exames complementares, como o OCT, surge uma ferramenta rápida e útil para auxiliar no diagnóstico.

Palavras Chave

Exotropia, strabismus, baixa acuidade visual

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Hospital Oftalmológico de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

JESSICA THAIS CAMPOS LOOES GONCALVES, ISADORA FERRO NOGUEIRA, JADY FOGANHOLO, LIANE DE MOURA SANTOS PEREIRA FERRAZ BAPTISTA, LAURA DAYANE MOREIRA DE JESUS, NATANAEL DE ABREU SOUSA